Sustentabilidade no Montimerso

Queremos que o caminho que liga as pessoas ao Montimerso seja verde. E por isso, desde o início do nosso projeto que temos a preocupação de:

Não mudar o que a natureza construiu e adaptarmo-nos à realidade ambiental local.

 

Promover iniciativas e parcerias que envolvam a participação e integração regional de bens e prestação de serviços, acreditando ser a melhor forma de conhecer (e dar a conhecer) os costumes e tradições locais e valorizar as comunidades que nos rodeiam.

Proteger e valorizar o ecossistema do montado, criando um projecto agrícola e florestal que envolve a equipa e a comunidade local.

 

Aqui as águas da chuva são aproveitadas para regar a natureza que nos rodeia. Procuraremos também reduzir, diariamente, a nossa pegada ecológica, selecionando as opções mais eco-friendly. 

Reduzir a poluição luminosa, tanto por estarmos na reserva DarkSky®Alqueva, mas também pelo respeito à biodiversidade que nos rodeia.

A sustentabilidade é um compromisso e por isso, o Montimerso foi construído passo a passo com esta preocupação, desde os materiais usados, à própria construção do edifício, desenhado a pensar na eficiência energética e com uma seleção cuidada de todos os nossos equipamentos.

Também na conceção das nossa refeições nos regemos pelos princípios da sustentabilidade e redução do desperdício. Assim sendo as nossas refeições foram pensadas e são confecionadas com uma vontade de satisfazer ao máximo os nossos hóspedes sem nunca esquecer o respeito pelos recursos naturais que o nosso planeta tem para nos oferecer.

Mas a sustentabilidade não termina aqui. Procurámos apurar o que de melhor tinha o local. 

As vistas sobre o Alqueva e o enquadramento com Monsaraz, sobressaíram e pautaram toda a intervenção, sempre preservando o magnifico montado existente. A Geralda é o ponto de referência da nossa Herdade - com o mesmo nome - e o símbolo da nossa sustentabilidade. 

Envolvemo-nos com a comunidade e demos prioridade às boas relações com os locais. A nossa equipa é maioritariamente alentejana, desde a recepção aos fornecedores, conhecedora da região, das vivências locais e dos costumes. 

As actividades externas são desenhadas junto de empresas da região para assegurar a tradição e autenticidade em todos os nossos passos. E não só acreditamos que os produtos locais contam muito mais história e detém muito mais sabor, como também acreditamos que temos o dever de os fazer crescer connosco - os nossos parceiros e fornecedores são, tanto quanto possível locais, ou mesmo nacionais.