TRILHO
DE
MOURÃO
PELO PATRIMÓNIO VIVO DE MOURÃO
A aldeia de Mourão é um verdadeiro tesouro à beira do Lago Alqueva.
Marcado pela proximidade com o rio Guadiana, hoje é um cenário idílico com águas a perder de vista, as estradas estão imersas no manto alentejano que as involve.
As colinas e as antigas muralhas fazem agora parte de um cenário naturalmente preservado e o seu castelo recorda-nos os tempos antigos em que era necessário defender as fronteiras com Espanha.
TIPO DE TRILHO : CIRCULAR
DISTÂNCIA : 2,7 KM
DURAÇÃO : 1 HORA
NÍVEL DE DIFICULDADE : BAIXO
ELEVAÇÃO : 68 METROS
PONTOS DE INTERESSE
Começar junto ao Posto de Turismo de Mourão, no Largo de São Bento e subir pela Estrada da Barca, virando no alto para a Rua Frei António das Chagas até chegar ao Castelo, que deve visitar. Sair do Castelo e contornar as muralhas exteriores para norte e deste lado desviar à direita pelo antigo fosso. Seguir por um trilho entre muros em direção à Ermida de São Sebastião. Contornar a ermida e descer um pouco para depois inverter o sentido numa curva ampla à esquerda, tomando o caminho, entre muros, paralelo à linha de água. Seguir até atingir a velha estrada de asfalto e virar à esquerda pela antiga Estrada da Barca até encontrar um outro caminho perpendicular, para virar à direita. Descer entre muros nesse caminho que mais à frente apresenta piso de terra batida. Seguir sempre em frente, cruzar outra velha estrada de asfalto e continuar até chegar ao extremo de uma pequena península. Neste local os caminhos a seguir estão sempre dependentes do nível da água. Após chegar ao extremo, voltar à esquerda seguindo sempre a linha da margem até, de novo, alcançar a velha estrada, junto a uma moradia. Seguir a estrada para a direita e virar no primeiro desvio à esquerda depois da pedreira. Subir por entre muros até alcançar a Estrada da Barca e descer até ao Posto de Turismo. Passar ao percurso urbano, seguindo pela Praça da República, passar em frente à Igreja de São Francisco, virar à direita pela Rua João José Vasconcelos Rosado e Rua da Pedreira até ao final e virar de novo à direita para a Rua da Lapa, virar à direita para a Rua Dr. Silvestre Vasconcelos Rosado e seguir pela Rua do Norte, Rua 9 de Abril e de novo Praça da República onde termina o seu passeio